quinta-feira, 14 de janeiro de 2010



...nota do Pai do Giull : Nos próximos dias publicarei aqui o original de dois recados psicografados supostamente trazendo informações sobre meu querido e amado filho, através do espírito do Grande e querido amigo Wadyzinho.

Muitíssimo Obrigado !

Psicografia

Psicografia (do grego, escrita da mente ou da alma), segundo o vocabulário espírita, é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por Espíritos.

Conceito

Segundo a doutrina espírita, a psicografia seria uma das múltiplas possibilidades de expressão mediúnica existentes. Allan Kardec classificou-a como um tipo de manifestação inteligente, por consistir na comunicação discursiva escrita de uma suposta entidade sobrenatural ou espírito, por intermédio de um homem.

O mecanismo de funcionamento da psicografia, ainda segundo Kardec, pode ser consciente, semi-mecânico ou mecânico, a depender do grau de consciência do médium durante o processo de escrita.

No primeiro caso, o menos passível de validação experimental, o médium tem plena consciência daquilo que escreve, apesar de não reconhecer em si a autoria das idéias contidas no texto. Tem a capacidade de influir nos escritos, evitando informações que lhe pareçam inconvenientes ou formas de se expressar inadequadas.

Alegoria que representa, segundo a ótica espírita, o Médium Chico Xavier, psicografando uma mensagem do Espírito de Emmanuel

No segundo, o médium poderia até estar consciente da ocorrência do fenômeno, perceber o influxo de idéias, mas seria incapaz de influenciar o texto, que basicamente lhe escorreria das mãos. O impulso de escrita é mais forte do que sua vontade de parar ou conduzir voluntariamente o processo.

No terceiro caso, o mais adequado para uma averiguação experimental controlada, o médium poderia escrever sem sequer se dar conta do que está fazendo, incluindo-se aí a possibilidade de conversar com interlocutores sobre determinado tema enquanto psicografa um texto completamente alheio ao assunto em pauta[carece de fontes?]. Isso porque, segundo Kardec, esses médiuns permitiriam ao espírito agir diretamente sobre sua mão ou seu braço, sem recorrer à mente.

Além da doutrina espírita, há várias correntes místicas e religiosas que admitem a possibilidade da ocorrência desse fenômeno, como a Umbanda e a Teosofia.

Entre os textos ditos psicografados encontram-se obras atribuídas a autores conhecidos — uns adeptos, em vida, de doutrinas compatíveis com esta prática, como Allan Kardec ou Arthur Conan Doyle, outros nem tanto, como Camilo Castelo Branco ou Albert Einstein.

Citação de bibliografia psicografada

A Classificação das obras psicografadas, segundo o CIP-Brasil (do Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é feita no tema Espiritismo, devendo ser citado como autor aquele que assina a obra, seguida da indicação de que foi um ser espiritual. Por exemplo: Ângelis, Joanna de (Espírito).

Já para citações, segue-se o modelo: título, autor espiritual, médium, local, editora, ano e edição (da segunda em diante), como se vê no modelo:

Plenitude/ Joanna de Ângelis; psicografado por Divaldo Pereira Franco - Niterói, Arte & Cultura, 1991.

Em bibliotecas de instituições espíritas a autoria de obras psicografadas é atribuída ao espírito que as teria ditado; em bibliotecas normais a autoria é atribuída ao médium, com a referência à alegada autoria do espírito sendo indicada sob "Observações".

Aceitação da autoria

Existem pesquisadores e estudiosos que afirmam ser a psicografia um caso de ilusão ou fraude,visto que ninguém até o momento conseguiu comprovar que as obras psicografadas por médiuns não sejam fraudes.

O pesquisador da Universidade Estadual de Londrina Carlos Augusto Perandréa estudou as assinaturas dos textos psicografados por Chico Xavier utilizando as mesmas técnicas com que avalia assinatura para bancos, polícias e o Poder Judiciário, a grafoscopia. O resultado do seu estudo indicou que as assinaturas nos textos psicografados eram semelhantes às assinaturas destes quando vivos[1].

Houve casos em que médiuns foram levados a psicografar o relato de uma pessoa que estaria morta quando essa na verdade não estava[carece de fontes?]. É famoso o caso em que, a pedido do repórter José Hamilton Ribeiro, Chico Xavier psicografa uma mensagem do "espírito" da mãe do Sr. João Guignone, então presidente da Federação Espírita do Paraná , onde a senhora "comunicante" estava viva em Curitiba e no gozo de plena saúde, porém o médium, por desconhecer esse fato, trouxe diversas mensagens psicografadas como se morta estivesse. No entanto, seguindo a Doutrina Espírita, é possível explicar de maneira racional a razão pela qual o médium supostamente teria psicografado mensagens da mulher estando esta viva. Partindo do ensinamento coletivo dos espíritos que cada um tem ao seu lado um espírito designado por Deus para nos auxiliar na experiência corpórea, então chamado guia espiritual, é possível que o espiríto-guia dessa mulher tenha dirigido a psicografia, ou até mesmo comunicado de maneira espiritual, os pensamentos da mulher através da energia vital. Além disso, é possível que outro espírito qualquer tenha entrado em contato com o médium, tenha realizado a psicografia de seus pensamentos e tenha então mentido o seu nome. Uma coisa é certa, o médium é apenas um ferramenta da psicografia, aos espíritos é que cabe a tarefa de transmitir suas mensagens.

A psicografia nos tribunais

No Brasil, em alguns casos, a psicografia foi utilizada como prova em tribunal. Um dos casos mais recentes registrou-se em maio de 2006, em Porto Alegre (RS), tendo a ré, Iara Marques Barcelos sido inocentada do assassinato do ex-amante, Ercy da Silva Cardoso, graças a uma carta que teria sido ditada pelo falecido. Mais recentemente, em 17 de maio de 2007, o julgamento do réu, Milton dos Santos, pelo assassinato de Paulo Roberto Pires (o "Paulinho do Estacionamento") em abril de 1997, foi suspenso devido a uma carta recebida pelo médium Rogério Leite em uma sessão espírita realizada em 2004, na qual Paulinho inocenta o acusado. Fotografias da sessão espírita foram anexadas aos autos do processo.

No entanto, o advogado Roberto Selva da Silva Maia indicou em um artigo[2] que os documentos psicografados podem ser aceitos no tribunal como documento particular, mas não como prova judicial. Isso se dá porque a lei estabelece que a morte extingue a personalidade humana, logo um morto não poderia gerar documento legal. Segundo, a psicografia depende da aceitação de premissas religiosas, e o judiciário não é religioso visto que nosso estado é laico e, por fim, não haveria forma de se usufruir do princípio do contraditório e da ampla defesa .

Psicografia e Psicopictografia

A Psicopictografia consistiria na manifestação mediúnica em que, em lugar da escrita, haveria a produção de imagens, desenhos ou pinturas de quadros.

3 comentários:

  1. Busco a fé todos os dias... daí eu utilizar o termo (supostamente) quero ser imparcial, mas juro que trabalho minha fé todos os dias para encontrar a paz e a certeza do reencontro.
    Obrigado Wady, obrigado trabalhadores da Casa Perseverança.
    Um BEIJO MEU FILHO AMADO .

    ResponderExcluir
  2. Oi amor da minha vida, quanta saudade tenho de você.
    Estou tentando a dias escrever pra você, mas não conseguia postar a mensagem.
    Filho, tá tão difícil viver sem você aqui por perto. Vê-lo andando pela casa, resmungando, mexendo com seus irmãos, com os cachorros.Ah! Quanta falta você me faz. Meu amor por você e por seus irmãos continua o mesmo, mas agora è como se eu estivesse carregando você dentro de mim novamente, só que não mais em meu útero, mas agora em meu coração. Sinto sua presença em mim e comigo sempre. Parece que voltamos a ser um só.
    Meu filho, às vezes me sinto tão culpada de sentir uma paz tão grande em relação a você!
    Vejo o sofrimento de seu pai, tão intensa é a dor que ele sente, que conseguimos vê-la na sua face. Pergunto-me: "Será que amava meu filho? Será que sinto sua falta?
    Meu amor, onde estiver, você, só você pode
    saber "COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ ".

    Que o Senhor te ilumine com sua luz e com suas bençãos.

    Muitos beijos, abraços e saudade da MAMÃE.

    ResponderExcluir
  3. Oi amor. Passei pra te deixar um beijo e dizer o quanto te amo.
    Que Deus o abençõe, ilumine e acompanhe.

    SAUDADES, MAMÃE!

    ResponderExcluir